Nosso Pastor



Dom Gil Antônio Moreira
Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora (desde 28 de março de 2009)

Nascimento: 09/10/1950
Ordenação Presbiteral: 18/12/1976
Ordenação Episcopal: 16/10/1999
Nomeação como Arcebispo de Juiz de Fora: 28/01/2009
Posse como arcebispo de Juiz de Fora: 28/03/2009
Lema Episcopal: "Scis Amo Te" – Senhor, sabes que eu te amo
O arcebispo da Arquidiocese de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira nasceu no dia 09 de outubro de 1950 em Itapecerica – MG, filho de Antônio Moreira e Maria Tereza Mendes Moreira. Até a nomeação para Juiz de Fora, atuava como bispo em Jundiaí (desde 2004).

Cursou letras na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Divinópolis – MG e Filosofia no curso particular sob orientação de Pe. Carlos Rada Mecoleta. Na Pontifícia Universidade Católica (PUC/MG) cursou teologia. E pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma cursou o mestrado em História Eclesiástica.
Foi ordenado sacerdote no dia 18 de dezembro na sua cidade natal e foi ordenado bispo no dia 16 de outubro de 1999. Seu lema é "Scis Amo Te" (Senhor, sabes que eu te amo).

De 1994 a 2004 exerceu diversas atividades como bispo auxiliar na arquidiocese de São Paulo:
- coordenações da equipe de formação dos diáconos permanentes de São Paulo e de Pastoral Vocacional Arquidiocesana;
- responsável pelos Seminários Arquidiocesanos de São Paulo, pela Pastoral e evangelização da juventude, pela Comissão de Bens Culturais da Igreja no Regional Sul 1 da CNBB;
- Assistente da RCC na arquidiocese e ocupou o cargo de presidência da Comissão de Bens Culturais da Arquidiocese.
Foi bispo da diocese de Jundiaí de 2004 a 2009, e é membro da Congregação para Educação Católica (Roma). Publicou alguns livros, dentre eles: História Eclesiástica da Paróquia de Itapecerica (1984), Semana Santa em Itapecerica (1994), À Sombra do Campanário (2003), Matriz de São Bento - Cem anos de Bênçãos (2005), Evangelizando – 2007. O livro A Reforma do Clero no Século XIX ainda está em trabalhos gráficos.
Foi nomeado pelo Papa Bento XVI, arcebispo da Arquidiocese de Juiz de Fora no dia 28 de janeiro de 2009. Tomou posse na Catedral Metropolitana, no dia 28 de março de 2009.
BRASÃO DE ARMAS DO EXMO. & REVMO. SENHOR DOM GIL ANTÔNIO MOREIRA, ARCEBISPO METROPOLITANO DE JUIZ DE FORA - MG


ESCUDO ECLESIÁSTICO: 
 
brasao_domgilDescrição: Escudo eclesiástico de blau com um Cordeiro Pascal branco, sangrado de goles, sustentando um báculo de jalde e cercado por um resplendor cruciforme do mesmo. O Cordeiro está assente sobre uma rocha de argente, posta em ponta. Chefe de goles carregado de uma estrela de oito pontas, de argente. A partição entre o campo e o chefe de goles está carregada de cinco cruzetas de jalde.

O escudo está assente em tarja branca, na qual se encaixa o pálio branco com cruzetas de sable. O conjunto pousado sobre uma cruz trevolada, de duas travessas, de ouro. O todo encimado pelo galero, com seus cordões em cada flanco, terminados por dez borlas cada um, tudo de verde, forrado de vermelho. Brocante sob a ponta da cruz um listel de argente com a legenda: SCIS AMO TE, de sable.
Interpretação: O escudo obedece às regras heráldicas para os eclesiásticos. O campo de blau (azul) representa o firmamento celeste e ainda o manto de Nossa Senhora, sendo que este esmalte significa: justiça, serenidade, fortaleza, boa fama, nobreza e a serenidade e a lealdade do arcebispo em relação às exigências do episcopado e a serviço que lhe foi confiado. O Cordeiro Pascal é símbolo de total doação e de mansidão; sendo que por sua cor branca (correspondente ao metal argente - prata) simboliza a inocência, a castidade, a pureza, a tolerância e a Candura de Cristo em sua imolação, e ainda a eloqüência, virtudes essenciais num sacerdote. O báculo é símbolo do Pastor e emblema da jurisdição canônica episcopal; sendo, também, uma homenageia ao patriarca São Bento, padroeiro da cidade mineira de Itapecerica, a terra natal do Arcebispo, sendo de jalde (ouro), traduz nobreza, autoridade, premência, generosidade, ardor e descortínio; e , ainda, lembra os primórdios da povoação de Itapecerica, que teve sua origem no século XVIII, com a extração aurífera.

O resplendor, com raios formando uma cruz, é símbolo dos novos tempos e novos métodos na ação evangelizadora da Igreja, conforme as orientações do Papa João Paulo II, na Carta Apostólica Tertio Millenio Adveniente, sendo de jalde (ouro) tem o significado deste metal já descrito. A rocha, colocada em ponta, simboliza a força inabalável de Deus e também o Apóstolo Pedro, sobre o qual Cristo edificou a sua Igreja (Mt 16,18); a rocha também é uma referência à cidade natal do Arcebispo, Itapecerica, palavra que em sua origem etimológica tupi significa pedra-lisa. Sendo que seu metal argente (prata) tem o significado acima descrito. O chefe, terça parte superior do escudo, é de goles (vermelho) simbolizando: o fogo da caridade inflamada no coração do Arcebispo pelo Divino Espírito Santo; o sangue de Cristo derramado, por extremo amor, pela salvação da humanidade; bem como: valor e socorro aos pobres, órfãos, injustiçados, enfim a todos os necessitados.

A estrela representa Maria Santíssima, Estrela da Nova Evangelização, e suas oito pontas representam os pontos cardeais e os pontos colaterais, significando todos os pontos da terra, que Jesus ordenou que fossem evangelizados (Mt 28,18-20); sendo de argente (prata), tem o significado deste metal, acima descrito. As cinco cruzetas simbolizam os cinco séculos da evangelização no Brasil.

A cruz de duas traves e o pálio demonstram a dignidade arquiepicopal, tal qual o galero (chapéu eclesiástico) de sinopla (verde), cor que representa: esperança, liberdade, abundância, cortesia e amizade, sendo que suaqs doze borlas podem ser interpretadas como uma alusão aos doze apóstolos.

O listel com seu lema SCIS AMO TE (Sabes que te amo), é tirado do Evangelho (Jo 21,17) e traduz a confiança total do arcebispo de que Cristo conhece seu amor por Ele e pela Igreja, sendo que as letras, por sua cor, sable (preto), traduzem: sabedoria, ciência, honestidade, firmeza e obediência ao Sucessor de Pedro.

Contato:
Dom Gil Antônio Moreira

Rua Dom Silvério, 461 - Altos Passos
Cep: 36026-450
Tel: (32) 3234-1580


FONTE:
http://www.arquidiocesejuizdefora.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=73:dom-gil-antonio-moreira&catid=49:bispos&Itemid=86